Vitiligo

Manchas brancas no corpo de causa não muito bem estabelecida, porém acredita-se estar ligado a doenças auto-imunes. Não é contagioso e é uma doença crônica. O dermatologista é o especialista indicado para o seu diagnóstico, tratamento e acompanhamento.


Sintomas

  • O surgimento de manchas esbranquiçadas em locais mais expostos ao sol, como mãos, rosto, braços ou lábios e, inicialmente, costuma surgir como uma mancha pequena e única, que pode aumentar em tamanho e em quantidade caso o tratamento não seja realizado.

Tratamento

  • Realização de fototerapia com o objetivo de promover a proteção das áreas afetadas da pele;
  • Uso de medicamentos que são capazes de estimular a produção de melanócitos;
  • Uso de corticoides e/ ou imunossupressores.

Dúvidas Frequentes

Vitiligo é uma doença genética, crônica e de origem autoimune, ou seja, o organismo não reconhece os melanócitos — células que produzem melanina, a “tinta” que dá cor à pele — e os destrói. Então, os pacientes perdem totalmente a pigmentação na área afetada.

O vitiligo não é contagioso, nem mesmo por transfusão sanguínea.

O Vitiligo, como inúmeras doenças conhecidas na medicina (diabetes, hipertensão, “reumatismo”, etc), não possui cura definitiva. Mas, felizmente, existem tratamentos que podem levar ao seu controle de forma eficaz.

Não é possível evitar o vitiligo por se tratar de uma doença de predisposição genética. No entanto, a aceitação da condição, a estabilidade emocional e a confiança no tratamento são muito importantes para evitar o avanço da doença. Daí a necessidade de compreensão dos familiares e da busca de tratamento assim que notar as manchas no corpo.