Psoríase

Doença auto imune, crônica, não contagiosa, que se caracterizam por placas avermelhadas com escamas geralmente em cotovelos, lombar, joelhos, pode acometer todo corpo, inclusive couro cabeludo e articulações.

Alguns pacientes relatam muita coceira. As lesões pioram com estresse.

• O sintoma mais comum é uma irritação na pele, mas, às vezes, a erupção envolve as unhas, articulações e o couro cabeludo.

• Hidratação da pele;
  • Cremes corticóides;
  • Análogos dá Vit D;
  • Imunomoduladores, nos casos mais generalizados terapia fotodinâmica ou biológicos.

A psoríase é uma doença inflamatória da pele, crônica e autoimume, com origem genética em 30% dos casos. Não é contagiosa e se caracteriza por lesões avermelhadas e descamativas, normalmente em forma de placas.

Assim como outras doenças crônicas como diabetes e hipertensão, a psoríase ainda não tem cura definitiva, mas, com tratamento adequado, pode ser controlada.

Até hoje não se sabe os motivos causadores da doença, mas pesquisas científicas demonstram que,em 30% dos casos, o fator genético está envolvido. No entanto, estresse emocional, traumas ou irritações na pele, infecções na garganta, baixa umidade do ar ou certos tipos medicamentos podem desencadear a doença ou aumentar sua intensidade.

As áreas mais atingidas costumam ser cotovelo, joelho, couro cabeludo e tronco.

Durante as crises, intensifique a hidratação da pele, aumenta a exposição ao sol e evite banhos demorados e quentes. Escolha roupas leves, de preferência de algodão, que permitam a ventilação da pele.

Sim. A psoríase não deve ser motivo de desconforto ou impedimento para qualquer atividade. A doença só se torna incapacitante quando acompanhada de depressão, que afasta o paciente do convívio social. Muitas vezes a depressão ocorre em função a falta de informação sobre a doença e de um consequente preconceito.