Transpiração anormalmente excessiva que envolve extremidades, axilas e rosto, geralmente relacionada à temperatura do corpo ou à prática de exercícios.
- A transpiração excessiva que prejudica a rotina diária;
- A transpiração torna-se mais intensa repentinamente;
- Suores noturnos sem motivo aparente.
- Antitranspirantes: sudorese excessiva pode ser controlada com fortes antitranspirantes;
- Medicamentos: drogas anticolinérgicas ajudam a impedir a estimulação das glândulas sudoríparas;
- Toxina botulínica tipo A: toxina botulínica purificada pode ser injetada na axila, nas mãos ou nos pés para bloquear temporariamente a sudorese, sendo seu principal inconveniente a dor na aplicação;
- Curetagem e liposucção: em alguns casos de hiperidrose axilar pode ser feita uma “raspagem”, ou mesmo uma liposucção das glândulas sudoríparas e da gordura que está abaixo da pele da axila, aliviando, desta forma, a sudorese.
Existe algum tratamento definitivo para acabar com a hiperidrose?
Sim, existem vários tratamentos, mas o único que resolve de forma definitiva é a cirurgia, em que você inutiliza o nervo que estimula a produção de suor.
A aplicação de toxina botulínica melhora o problema e qual o desodorante adequado nesse caso?
A toxina botulínica é um dos tratamentos mais eficazes que existem, mas tem um efeito limitado a 6 meses, ai tem que reaplicar. Os desodorantes antitranspirantes são os melhores e você pode identificá-los contém essa informação no rótulo.
A hiperidrose aparece em crianças a partir de que idade?
Não existe uma idade específica, teoricamente a hiperidrose pode se manifestar a qualquer momento da vida. Mas em geral aparece na infância e adolescência, mas pode até mesmo surgir na vida adulta.
O excesso de peso tem a ver com a hiperidrose?
Sim, pessoas acima do peso tendem a suar mais. É normal as pessoas suarem mais em algumas partes do corpo do que em outras.
O fator genético influencia na hiperidrose?
Sim, é muito comum pais que tem hiperidrose terem filhos com essa tendência. Mas existe uma série de causas, nem todas são bem compreendidas ainda.
O suor excessivo pode ser um dos fatores que ocasiona manchas escuras nas axilas?
Sim, existe uma doença chamada cromoidrose que a pessoa tem suor com cor, mas mesmo o suor normal pode alterar a cor das roupas. E eventualmente o próprio desodorante pode manchar as roupas.