Melasma

Surgimento de manchas escuras no rosto.

O melasma pode ocorrer por causa de alterações hormonais durante a gravidez ou de exposição ao sol. As mulheres são muito mais propensas do que os homens a desenvolver essa condição.


Sintomas

  • As manchas escuras de melasma aparecem mais frequentemente nas bochechas, na testa, no nariz e no queixo.

Tratamento

  • O pilar principal é o uso do protetor solar;
  • Cremes clareadores;
  • Peelings;
  • Microagulhamento;
  • Lasers com indicação específica para não fazer o rebote do melasma.

Dúvidas Frequentes

Deve-se evitar a exposição solar sem proteção no local da mancha. A exposição solar em outros locais do corpo não influencia no melasma. O ideal é a associação de protetor solar com cor – o único capaz de proteger contra todas as radiações, incluindo infra-vermelho e luz visível, as vilãs do melasma -, bloqueadores físicos como chapéu ou boné e antioxidantes orais, que intensificam a proteção solar e clareiam a mancha.

Pode ocorrer, raramente, em outros locais como colo, pescoço e braços. Chamamos de melasma extra-facial.

Não. Nessa fase, realmente a mulher está mais propícia ao aparecimento das manchas. Acontece que os hormônios estrógeno e progesterona aumentam durante a gestação, logo a mulher fica mais suscetível ao aparecimento do melasma. Mas não ocorre em todas.

O melasma é mais frequente em mulheres, mas também ocorre em uma pequena parcela da população masculina. Existe uma influência hormonal que explica, parcialmente, a maior incidência do melasma nas mulheres.

A pele negra é mais propensa ao aparecimento das manchas, devido a maior concentração de melanina. Além disso, ela também é bastante sensível aos procedimentos estéticos que podem controlar a disfunção, como é o caso dos lasers.