Cicatriz de Acne

A maior causa desse problema está diretamente relacionada com a manipulação das espinhas. Esse gesto, ao contrário do que se pensa, não dá um fim à lesão, mas acaba piorando o caso, causando a piora do quadro inflamatório e evitando que a ferida se regenere corretamente.

Outro motivo que pode causar essas marcas no rosto é o grau de severidade da lesão de acne. Se o paciente tiver entre os graus 3 e 5, ele tem grandes chances de ficar com alguma cicatriz devido à gravidade do problema.

Indicação

• Aquelas pessoas que posuem marquinhas indesejadas na pele que se formam após terem tido as lesões da acne.

• Cremes e remédios para passar no rosto;
  • Dermoabrasão e a microdermoabrasão;
  • Peeling com ácido;
  • Microagulhamento com DermaRoller;
  • Laser;
  • Preenchimento da pele com ácido hialurônico.

Cuidados Pós-Tratamento

• Remover a maquiagem com solução micelar;
  • Lavar o rosto duas vezes ao dia com sabonete específico para a pele acneica;
  • Usar um tônico adstringente para limpeza profunda dos poros;
  • Usar um produto antiacne recomendado pelo dermatologista;
  • Aplicar diariamente filtro solar com toque seco e função antiacne ou antioleosidade;
  • Borrifar ao longo do dia um spray antioleosidade para controlar a produção de sebo.

Além de tomar uma série de medidas para combater e controlar o excesso de oleosidade na pele, que causa o aparecimento de cravos e espinhas, o paciente deve evitar remover as lesões manualmente. Quando uma pessoa espreme uma espinha com as unhas, as bactérias das mãos podem agravar o quadro inflamatório da acne, favorecendo o aparecimento das cicatrizes.

Portanto, a melhor forma de prevenção é uma consulta com um dermatologista, onde o médico irá avaliar o grau de oleosidade na pele e a intensidade da acne, e assim recomendar os produtos mais adequados para cada paciente. Dependendo do caso, o médico pode recomendar também alguns procedimentos estéticos, como a limpeza de pele, que diminui a quantidade de cravos e espinhas com segurança.

Não existe uma época certa para realizar tratamentos para cicatrizes de acne, pois eles podem ser feitos durante todo o ano. Entretanto, como algumas tecnologias e procedimentos exigem que o paciente não tome sol por determinados períodos, os meses mais frios, com menos incidência solar, podem ser os mais adequados para preservar a qualidade da sua pele.

A quantidade de sessões será indicada após uma avaliação médica, onde o profissional irá analisar a quantidade e o grau das cicatrizes. A partir dessa avaliação, o médico irá definir as áreas que devem receber o tratamento, os tratamentos mais adequados e a quantidade de sessões de cada um.

Depende muito do caso. Há melhora substancial de alguns casos e outros que não respondem tão bem. O resultado varia de acordo com a idade, tipo de pele e severidade das lesões. De uma forma genérica, gostamos mais do termo “melhora” do que “correção”. O termo ilustra melhor sobre o que se busca ao iniciar esse tipo de tratamento.

Sempre esclarecendo ao paciente que o resultado é individual e que o tratamento faz parte de uma construção que leva tempo e depende de outros fatores associados ou não à própria acne em si.